Serviços preparam agentes para combate à ilegalidade

  • PDF

FORMAO1Efectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) receberam formação sobre noções de direito processual e penal, trabalho operativo secreto, branqueamento de capitais, inspecção e  fiscalização, noções de ordem pública, direitos e deveres dos cidadãos entre outros.

A formação, que teve a duração de três meses, visou dotar os efectivos dos SME de ferramentas indispensáveis ao manuseio das técnicas de investigação e combate à imigração ilegal na região.

O curso encerrou com uma cerimónia inserida nas comemorações do 36º aniversário dos SME, assinalado no dia 19 deste mês.

O segundo comandante provincial da corporação, subcomissário Pedro Kiambi, disse no encerramento que a formação permitiu incutir nos agentes a responsabilidade, sobretudo no tocante aos aspectos organizativos e na transparência dos actos migratórios.

Numa mensagem lida na ocasião, os formandos reiteraram o compromisso de cumprir escrupulosamente as tarefas que lhes estão acometidas.

O Serviço de Migração e Estrangeiros de Malange procederam nos últimos sete dias à detenção de nove estrangeiros por entrada ilegal no território nacional, refere uma nota do Comando Provincial da Policia Nacional.

Estrangeiros detidos

Vários cidadãos estrangeiros foram interpelados e detidos, na semana finda, pela Polícia Nacional nos municípios do Dande (Bengo) e Icolo e Bengo (Luanda), por situação migratória irregular.

De acordo com o relatório de balanço semanal da corporação divulgado sábado, entre os detidos estão cinco cidadãos da RDC, um da Guiné Conacry, um da Costa do Marfim e igual número do Sudão.

O Comando da Polícia Nacional no Bengo deteve, de Janeiro até à presente data, 800 cidadãos estrangeiros, na sua maioria da Guiné Conakry, por entrada e estada ilegal no país.

A rota dos imigrantes continua a ser a mesma, saindo do porto de Ponta Negra (Congo Brazaville), escala em Boma (RDC) e Soyo (província do Zaire), onde ficam algum tempo a aprender as palavras básicas do português.

 

Fonte: Jornal de Angola, 23 de Abril de 2012


Voltar

Autenticação

Idiomas / Translator

Links

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária